Abertura de Fórum em Manaus destaca “várias Amazônias”

Shirleide Vasconcelos
Colaboração para Portal IMPRENSA



A revista IMPRENSA realiza, desde segunda-feira (dia 3) o “Fórum Latino-americano Amazônia, Sustentabilidade & Imprensa”, em Manaus, onde se reúnem aproximadamente 70 jornalistas de todo o território nacional e de países da América Latina para discutir a cobertura ambiental e as pautas ligadas à região Amazônica.

O evento, segundo o editor e diretor da IMPRENSA, Sinval de Itacarambi Leão, discute as várias Amazônias e o confronto destas realidades na visão dos veículos de comunicação. Segundo ele, "se esse Fórum colaborar com um novo panorama de cobertura jornalística, para um entendimento mais plural da floresta, que também e plural, teremos atingido nossos objetivos". Participaram da abertura oficial representantes da Natura, Petrobrás, Governo do Amazonas, Sindicato dos Jornalistas do Estado e Rede Amazônica.

O primeiro debate do Fórum teve como tema “A mata e suas vozes: conversas transamazônicas”, com a participação da radialista Mara Régia di Perna, da EBC/Radiobrás, do redator-chefe da National Geographic Brasil, Mathew Shirts e o ator e apresentador do programa “Um mundo para chamar de seu”, do canal GNT, Daniel Dottori. Todos falaram da importância dos meios de comunicação para a divulgação das pautas ambientais e do tema Amazônia.

O jornalismo comunitário na região da Amazônia foi apresentado por Mara Régia, que destacou a importância de valorizar o conhecimento e criatividade dos moradores locais. A partir do “Projeto Proteger”, que surgiu para combater o fogo na mata com conscientização das comunidades locais, a radialista realizou oficinas junto às mulheres da região. Alguns resultados, como por exemplo, os bordados, desenhos e canções foram exibidos no evento.

O editor da edição brasileira da National Geographic, Mathew Shirts, destacou que 15% do material publicado na revista é produzido no Brasil e sempre há predominância de fotos em suas publicações. Sobre a sustentabilidade, Shirts destacou que “é mais fácil discutir o assunto com as empresas do que com os leitores, porque são as empresas as mais interessadas nesta pauta”, afirmou.

O ator Daniel Dottori relatou sua experiência no programa “Um mundo para chamar de seu”, apresentado por ele na GNT, onde os assuntos sobre meio ambiente são simplificados para que desperte interesse das pessoas e com entendimento dos telespectadores

Sobre o Fórum
O “Fórum Latino-americano Amazônia, Sustentabilidade & Imprensa” acontece em Manaus entre os dias 3 e 5 de novembro, com o patrocínio da Petrobrás, Natura e Governo do Amazonas. Realizado pela IMPRENSA, o encontro tem o objetivo de reunir jornalistas, comunicadores, fontes e entidades ambientais para discutir a cobertura das pautas amazônicas e refletir sobre a qualidade do noticiário publicado sobre a região. Ao todo, aproximadamente 70 jornalistas participam do encontro, vindos de outros estados e de países latino-americanos que compreendem a Amazônia Legal.

.

.