Desmatamento é o assunto mais noticiado sobre Amazônia por agências

Shirleide Vasconcelos
Colaboração para Portal IMPRENSA


Uma pesquisa exclusiva, elaborada pela Revista IMPRENSA/Mídia B, revela que o desmatamento é o principal assunto publicado pelas agências de notícia no Brasil e no exterior quando a pauta é a Amazônia. Segundo a pesquisa, realizada entre os meses de maio e julho deste ano, em que foram analisadas 316 matérias publicadas e distribuídas pelas agências BBC, Reuters, EFE, France Presse, G1 e Agência Estado, o tema “devastação” esteve presente em 53 das matérias, seguido por “soberania” (21), “Plano Amazônia Sustentável/PAS” (17), “questões indígenas” (15), “Ministério do Meio Ambiente” (14), “agronegócio” (12).

Segundo o representante da Mídia B, Fábio Luis, o levantamento realizado revela uma diferença entre as agências nacionais e internacionais: no exterior, o enfoque das matérias sobre a Amazônia relaciona-se aos índios isolados, dando ênfase às questões científicas; enquanto no Brasil, os conflitos nas áreas indígenas são os mais noticiados.

Diante do resultado da pesquisa, o editor geral da Rede Amazônica, Luis Augusto Batista, afirmou que a demarcação da Raposa Serra do Sol em Roraima, que também envolve a soberania nacional, foi a pauta que mais ganhou destaque neste período, principalmente porque aconteceram conflitos na área. Batista afirmou também que a devastação na Amazônia é amplamente noticiado, “mas não se preocupa com a sustentabilidade do povo que mora na região”. Na avaliação do editor, falta informação sobre o que acontece na Amazônia. Ele defende a criação de uma política de controle do desmatamento.

A pesquisa revela, ainda, que a abordagem política permeia a maior parte das notícias distribuídas pelas agências. Entre todas as matérias analisadas, 41,4% delas tinha abordagem política, enquanto 36,1% era ambiental, seguida por cultura (11,7%) e economia (10,8%).

Sobre o Fórum
O “Fórum Latino-americano Amazônia, Sustentabilidade & Imprensa” acontece em Manaus entre os dias 3 e 5 de novembro, com o patrocínio da Petrobrás, Natura e Governo do Amazonas. Realizado pela IMPRENSA, o encontro tem o objetivo de reunir jornalistas, comunicadores, fontes e entidades ambientais para discutir a cobertura das pautas amazônicas e refletir sobre a qualidade do noticiário publicado sobre a região. Ao todo, aproximadamente 70 jornalistas participam do encontro, vindos de outros estados e de países latino-americanos que compreendem a Amazônia Legal.

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