O Dia Internacional da Mulher é uma data lembrada por todos os veículos de comunicação. Pensando numa maneira nova de homenagear as mulheres que trabalham nas redações brasileiras, em 2005, as equipes da revista e Portal IMPRENSA idealizaram uma enquete, que visava ser o ponto de partida de uma matéria com perfis de mulheres que representassem, mediante escolha popular, as jornalistas brasileiras nas mídias rádio, TV, impresso, internet e assessoria de imprensa.
O retorno positivo obtido durante as votações levou a redação de IMPRENSA e concretizar o resultado da enquete em um evento, no qual as jornalistas mais votadas receberiam uma homenagem e um troféu comemorativo. Nascia ali o “Troféu Mulher IMPRENSA”.
Única premiação jornalística do Brasil dedicada exclusivamente ao público feminino, o Troféu Mulher IMPRENSA reconhece o trabalho das mulheres nas redações brasileiras e premia os talentos de norte a sul do país.
Na primeira edição, o “Troféu” contou com apenas cinco categorias. No ano seguinte, esse número foi ampliado para que os mais diversos setores do Jornalismo e funções existentes nas redações pudessem ser contemplados.
O ano de 2014 celebra a 10ª edição consecutiva do Troféu Mulher IMPRENSA, que vai homenagear as jornalistas que mais se destacaram em suas áreas de atuação em 2013.
São 15 categorias que visam premiar as profissionais de destaque em cada setor, segundo voto dos internautas do Portal IMPRENSA. Entre as profissionais que já foram reconhecidas pelo prêmio, destacam-se nomes como Daniela Pinheiro, Miriam Leitão, Monalisa Perrone, Mônica Bergamo, Natalia Viana e Tatiana Vasconcellos.
Além do “Troféu Mulher IMPRENSA de Contribuição ao Jornalismo”, uma premiação especial - idealizada na quinta edição - que tem o objetivo de reconhecer o histórico de carreira e a importância da participação da homenageada no desenvolvimento da comunicação no país. A condecoração já foi conferida a Alice Maria, Marília Gabriela, Leda Nagle, Mônica Waldvogel e Glória Maria. |