10 iniciativas de fact-checking no Brasil


A checagem de fatos representa a retomada ao conceito mais básico do jornalismo: a apuração. Conheça as iniciativas no Brasil.

Por Gisele Sotto, em colaboração
Crédito da imagem: Pixabay

 
 
   
 
Aos Fatos (link)

Diariamente, os jornalistas de Aos Fatos acompanham declarações de políticos e autoridades de expressão nacional, de diversas colorações partidárias, de modo a verificar se eles estão falando a verdade. Com bases no Rio de Janeiro e em São Paulo, Aos Fatos é mantido por uma equipe de profissionais multidisciplinares e multitarefas. Fundada por Tai Nalon e Rômulo Collopy.

Boatos.org (link)

Site faz a checagem de histórias espalhadas pela internet, dos boatos amplamente difundidos na rede. Além de pesquisar a origem dos boatos, procura fazer uma análise sobre os pontos contraditórios contidos no que está sendo divulgado. Criado em junho de 2013, por Edgard Matsuki.

E-farsas (link)

Com a intenção de usar a própria internet para desmistificar as histórias que nela circulam, o E-farsas.com foi criado por Gilmar Henrique Lopes no dia 1 de abril de 2002. O E-farsas já entrevistou mais de 60 profissionais de diversas áreas para verificar, com quem entende do assunto, se o que rola na web é mito ou realidade. Também está na Rádio Bandeirantes, como colaborador do programa “Você é Curioso”, apresentado por Marcelo Duarte e Silvania Alves.

Estadão Verifica (link)

O blog Estadão Verifica faz checagem de fatos e desmonte de boatos, e tem o intuito de conter a disseminação de conteúdo falso com potencial nocivo para a sociedade. É editado por Daniel Bramatti, e as checagens são feitas pelos repórteres do Estado. Integrante da International Fact-Checking Network (IFCN), rede organizada pelo Instituto Poynter que reúne os principais sites de fact-checking do mundo, em abril de 2019, o Estadão Verifica tornou-se parceiro do programa de checagem de fatos do Facebook no Brasil*.

Fato ou Fake (link)

A seção Fato ou Fake foi lançada pelo G1, em julho de 2018, com o objetivo de alertar os brasileiros sobre conteúdos duvidosos disseminados na internet ou pelo celular, esclarecendo o que é notícia (fato) e o que é falso (fake). Participam da apuração equipes de G1, O Globo, Extra, Época, Valor, CBN, GloboNews e TV Globo.

Lupa (link)

Primeira empresa especializada em fact-checking do Brasil, e com redação no Rio de Janeiro, a Lupa acompanha o noticiário de política, economia, cidade, cultura, educação, saúde e relações internacionais, buscando corrigir informações imprecisas e divulgar dados corretos. Integra a International Fact-Checking Network (IFCN), rede mundial de checadores, e foi a primeira plataforma especializada em fact-checking a integrar o consórcio mundial The Trust Project. Fundada em novembro de 2015 por Cristina Tardáguila.

Truco (link)

O Truco é o projeto de fact-checking da Agência Pública, e uma das modalidades de jornalismo investigativo produzidas pela redação da agência. O projeto escolhe as frases para checagens a partir das declarações de figuras públicas candidatos e boatos que circulam sobre os temas eleitorais. Podem ser usadas frases ditas pelos candidatos em eventos públicos, em entrevistas, no horário eleitoral gratuito, em material de campanha ou em redes sociais. Integra a International Fact-Checking Network (IFCN), rede mundial de checadores.

UOL Confere (link)

Iniciativa do UOL para checagem e esclarecimentos de fatos, lançado em janeiro de 2017, o serviço conta com uma equipe de repórteres especiais que vão a fundo na checagem de notícias. A ideia é não apenas desmentir as fake news, mas também contextualizar fatos, com dados, números, mostrando seus desdobramentos.

*Em maio de 2018, o Facebook lançou produto de verificação de notícias no Brasil em parceria com Aos Fatos e Agência Lupa. Programa está disponível em alguns países e conta com a parceria de organizações de checagem integrantes da International Fact-Checking Network (IFCN), da Poynter.

Fact-checking nas Eleições 2018 (link)

Checazap (link)

Durante os meses anteriores à eleição presidencial de 2018, os estudantes da Escola de Jornalismo da Énois, em São Paulo, e os jovens do data_labe, no Rio — organizações que trabalham com a formação de jovens das periferias em jornalismo, dados e narrativas — fizeram a checagem semanal de fatos e boatos que poderiam impactar no processo eleitoral, distribuídos por suas redes de Whatsapp – majoritariamente jovens e periféricas. Além do Whatsapp, as informações conferidas foram distribuídas no Twitter – divulgando com a hashtag #checazap todo conteúdo checado –, na página Quebrando o Tabu no Facebook, no HuffPost Brasil na web e em boletins semanais na CBN.

Projeto Comprova (link)

O Projeto Comprova é uma iniciativa colaborativa que reuniu 24 empresas de mídia do Brasil. Seu objetivo foi descobrir e investigar informações enganosas, inventadas e deliberadamente falsas durante a campanha presidencial de 2018. Por 12 semanas a coalizão de 24 veículos de comunicação monitorou e verificou a veracidade de informações compartilhadas por fontes não oficiais nas redes sociais e em aplicativos de mensagens.

   
     
 

Imprensa Editorial Ltda.
Fone: (11) 98204-0002 - www.portalimprensa.com.br
Caixa Postal 72022 - São Paulo - SP - CEP: 05339-970
Todos os direitos reservados