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NÃO COMPARTILHAR SEM CHECAR |
João
Filho e Lígia Marques foram unânimes nesse ponto: o jornalista
não compartilhar posts sem fazer a mínima apuração do conteúdo.
Além disso, é preciso “lembrar que ele fala/escreve em nome
de um veículo e qualquer erro maior ou matéria mal elaborada
pode comprometer a sua imagem”, conforme apontou a consultora.
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SEMPRE CITAR FONTES |
Vale
nas redes sociais o que o jornalista já faz no trabalho:
nunca dar uma informação sem os créditos. Além de dar credibilidade
ao conteúdo compartilhado, fica feio usar o trabalho de
outro colega como se fosse seu.
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NÃO COMETER ERROS GRAMATICAIS |
E,
para não rolar isso, Ligia Marques adverte com humor: “Cuidado
extra com o corredor (corretor!) automático.”
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NÃO EMITIR OPINIÕES PESSOAIS |
A
menos que o jornalista esteja num ambiente convidado para
opinar, é de bom tom que ele apenas observe as discussões
nas redes sociais. “Mesmo porque sua opinião pessoal pode
ir contra a do veículo para o qual trabalha”, falou Marques.
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NÃO ENTRAR EM DISCUSSÕES |
Para
Filho, o profissional de comunicação que estiver passeando
pelas redes sociais no horário livre “jamais deve bater
boca com qualquer pessoa que seja”. Lígia Marques aponta
que é preciso usar argumentos sólidos e não cair em provocações.
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NÃO FAZER MUITA AUTOPROMOÇÃO |
Todo
mundo gosta de uns likes, não é mesmo. Mas muita vaidade
é exagero! “Tem jornalista que fica mendigando atenção para
as suas matérias”, disse João Filho. Ele não deve abusar
da divulgação das suas próprias produções.
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MEÇA SUAS PALAVRAS |
Numa
matéria ou num post, o uso das palavras deve ser caprichado.
“Algo escrito tem 85% de chance de ser mal interpretado”,
atenta Marques. Isso significa que é preciso ler e reler
muitas vezes antes de publicar o que quer que seja.
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ATENÇÃO COM INFORMALIDADE |
No
mundo das redes sociais, amigos, parentes e chefes estão
todos ali na timeline. É preciso tomar cuidado porque, às
vezes, um círculo social não permite a linguagem de outro,
como o uso de gírias e palavrões.
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NÃO ESPERAR RESPOSTAS IMEDIATAS |
Se
você usa o WhatsApp para contatar o entrevistado, tenha
paciência para esperar uma resposta. “Mesmo se a pessoa
tiver lido, pode não ter condições de responder de imediato”,
aponta Ligia Marques.
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CHEGA DE BOM DIA |
Ainda
no WhatsApp, se você faz parte de algum grupo de âmbito
profissional “evite dar bom dia.Escreva somente quando sua
resposta for de interesse de todos ou de grande parte do
grupo e se atenha ao assunto.” Vale para o s grupos familiares
também.