10 aplicativos que salvam a vida do jornalista


Hoje, mais do que em outros tempos, o jornalista possui diversos meios de se manter antenado sobre todos os assuntos possíveis, a todos os momentos.

Redação Portal IMPRENSA | Julho de 2015
 
 
   
 
Com o acelerado advento da tecnologia, em especial dos smartphones, eles se veem cada vez mais distantes dos tradicionais bloquinhos. Em contrapartida, a imersão dentro de recursos tecnológicos é bastante crescente. E é necessário se adequar. Entre plataformas que variam de revistas digitais a "redigitadores" de voz, IMPRENSA listou os 10 aplicativos mais indicados para jornalistas. 

Crédito:Divulgação
FLIPBOARD


Funcionando como uma revista digital, o Flipboard é indicado a todos os jornalistas que desejam iniciar o dia com todas as informações necessárias. O aplicativo ainda dá ao usuário a oportunidade de escolhe quais editorias ele gostaria de visualizar, deixando de lado as pouco relevantes. 

COGI


O Cogi permite ao usuário gravar "momentos chave" sem ser obrigado a desviar a atenção do que está acontecendo. O aplicativo fica em modo "escuta" e, se alguém comenta algo relevante, é possível retroceder alguns segundos para que a citação não seja perdida. De modo geral, o Cogi é um gravador de frases curtas. 

CO EVERYWHERE


O CO Everywhere dá ao usuário a oportunidade de descobrir tudo o que foi tuítado e escrito em redes sociais num raio de espaço definido pelo próprio internauta. Ainda é possível rastrear eventos importantes que vão acontecer. Importante pra quem deseja estar antenado a todo o momento. 

DRAGON DICTATION


O Dragon funciona como um gravador de voz que redigita tudo o que o usuário ou alguma outra pessoa disse. Pode ser bastante útil em uma coletiva de imprensa ou durante alguma reunião importante. 

GOOGLE DRIVE


A "nuvem" já se tornou o presente de jornalistas que lidam com milhares de arquivos importantes todos os dias e precisam ser acessados de diversos lugares. O aplicativo também pode ser uma ótima agenda de fontes. 

FEEDLY READER


Assim como o Flipboard, o Feedly Reader funciona como uma revista digital que dá a chance de o jornalista se manter o mais atualizado possível. Além da leitura individual, é possível seguir blogs e compartilhar textos interessantes. 

ECHOFRON


O Echofron funciona como um "controlador de redes sociais&q •?? ?uot;. Nele, você pode configurar as informações mais importantes de suas páginas e, sempre que alguma novidade aparecer, o aplicativo envia um aviso. 

SOUNDNOTE


O SoundNote funciona como um gravador de áudio e bloco de anotações ao mesmo tempo. Além de gravar o que está acontecendo, o aplicativo dá oportunidade de o jornalista anotar "ganchos" que não foram captados e podem ser lembrados mais tarde. Multifuncional. 

EVERNOTE


O Evernote funciona como um organizador diário para a vida de um jornalista que vive esquecendo as coisas. Nele, é possível criar listas de tarefas que serão realizadas, gravar lembretes de voz e compartilhar informações com outros smartphones. Ferramenta interessante para jornalistas "avoados". 

USTREAM


Aplicativo essencial para repórteres de rua, o Ustream permite a transmissão de links e vídeos ao vivo, sem a necessidade de contar com equipamentos especiais. É bastante indicado para momentos de fatos que precisem de coberturas imediatas, com informações iniciais. 

     
 

Imprensa Editorial Ltda.
Fone: (11) 98204-0002 - www.portalimprensa.com.br
Caixa Postal 72022 - São Paulo - SP - CEP: 05339-970
Todos os direitos reservados