10 capas de jornal que fizeram história


Escolher apenas dez, dentre incontáveis, capas de jornais que fizeram história não é das tarefas mais fáceis. Os jornalistas Nilson Vargas, editor-chefe de Zero Hora, Aziz Filho, diretor de redação de O Dia e Cary John, editor de O Liberal elencam algumas delas. Confira abaixo a seleção feita com a ajuda dos jornalistas.

Redação Portal IMPRENSA | Julho de 2015
 
 
   
 
“O RIO SEM COR”, MEIA HORA – 11/6/2015

O jornal popular carioca Meia Hora, conhecido pelo humor e irreverência para noticiar os fatos, convidou, no dia 11/6/2015, o público a “colorir” o Rio de Janeiro (RJ), em referência à onda de livros de pintura e ao clima na cidade após registrar mais três casos de pessoas feridas em assaltos.

Crédito:reprodução



“O AMOR NOS TEMPOS DE FELICIANO” - CORREIO BRAZILIENSE - 4/4/2013

A capa do Correio Braziliense estampou fotos da cantora Daniela Mercury, que assumiu, à época, seu relacionamento com a jornalista Malu Verçosa, e dos beijos entre Yasmin Brunet e Antonia Morais e Fernanda Montenegro e Camila Amado - forma de protesto contra o deputado Marco Feliciano (PSC-SP).

Crédito:reprodução


“OSCAR NIEMEYER” – O POVO – 6/12/2012

 

Em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, morto aos 104 anos no dia 5 de dezembro de 2012, diversos jornais inovaram em suas capas.

Crédito:reprodução


“SANTA MARIA” – ZERO HORA – 27/1/2013

O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), deixou 242 pessoas mortas em janeiro de 2013. A tragédia estampou as capas de jornais brasileiros e internacionais.

Crédito:reprodução


“MORRERAM CHICO ANYSIO” – O DIA - 24/3/2012

A edição do jornal O Dia prestou uma homenagem póstuma ao humorista Chico Anysio. A primeira página mostrava várias fotos do ator caracterizado pelos principais personagens que interpretou ao longo de sua carreira.

Crédito:reprodução

“A AMBIÇÃO DO PAULINÓQUIO E A LIÇÃO DA PAULIPETRO” – JORNAL DA TARDE – DÉCADA DE 1980

O JT ficou conhecido por suas capas arrojadas. Uma das “séries” que fizeram sucesso foi a do nariz de Pinóquio do político Paulo Maluf, se referindo as suas supostas mentiras.

Crédito:reprodução

“VITÓRIA DA DEMOCRACIA” – FOLHA DE S.PAULO
– 30/9/1992

Em 29 de setembro de 1992, a Câmara dos Deputados votou a abertura de um processo de impeachment contra o então presidente Fernando Collor, que acabou aprovado por 448 votos a favor. A manchete do dia seguinte da Folha de S.Paulo dizia “Vitória da democracia — impeachment!”.

Crédito:reprodução

“TIROS NA LIBERDADE” – ESTADO DE MINAS – 7/1/2015

Em janeiro deste ano, terroristas invadiram o jornal francês Charlie Hebdo e mataram 12 pessoas, dentre elas quatro chargistas do veículo. Desde 2006, a publicação é alvo de ira de grupos radicais islâmicos, por ter publicado caricaturas do profeta Maomé.

Crédito:reprodução

“TODO PAULISTA (QUE NÃO GOSTA DE MULHER) É BICHA” – O PASQUIM – 8 A 14/7/1971

Como a redação e praticamente todos os colaboradores do jornal O Pasquim viviam no Rio de Janeiro, as provocações com São Paulo eram constantes. Essa capa trazia o título “Todo paulista é bicha”, em letras garrafais, e a “explicação”, em letras minúsculas, logo depois da palavra paulista: “que não gosta de mulher”. Foi nessa fase que o Pasquim atingiu seu recorde de mais de 200 mil exemplares vendidos.

Crédito:reprodução

“NÃO VAI TER CAPA” - MEIA HORA – 9/7/2014

O jornal Meia Hora publicou em sua capa, um dia após a amarga derrota do Brasil para a Alemanha na Copa do Mundo de 2014, a manchete “Não vai ter capa”. Assinada por Humberto Tziolas, Joana Ribeiro, Giselle Sant’Anna, Eduardo Pierre, André Hippertt e Sidinei Nunes, ela faturou o “Prêmio Esso de Jornalismo” na categoria Primeira Página

Crédito:reprodução



     
 

Imprensa Editorial Ltda.
Fone: (11) 98204-0002 - www.portalimprensa.com.br
Caixa Postal 72022 - São Paulo - SP - CEP: 05339-970
Todos os direitos reservados