SONIA BLOTA (TV Band)

Repórter. Atuou como correspondente da Band na Europa

 

Adriana Carranca (O Globo / CBN / Estadão)

Colunista da CBN e dos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo

 

 

Marcia Carmo (BBC Brasil)

Escreve para a BBCBrasil, cobrindo países da América do Sul, e é a editora do site Clarín em Português

 

 

Patrícia Campos Mello (Folha de S.Paulo)

Repórter especial na Folha de S.Paulo e comentarista na Band

 

 

Verónica Goyzueta (Diario ABC – Grupo Vocento)

Correspondente do Diario ABC no Brasil. Fundadora do portal Forum Brasil China

 
Depoimento:

“A importância do prêmio é indiscutível. O Mulher Imprensa é um troféu que simboliza a dedicação de profissionais que fazem do jornalismo mais que um ofício. É um caso de amor, como eu costumo dizer. Temos a linda missão de informar, contribuir com o debate social, contar histórias que inspiram. A experiência como correspondente internacional é um privilégio. É também uma grande responsabilidade. Afinal, temos a missão de analisar outros países do ponto de vista de quem observa de longe. Foram quase 7 anos nesta missão que a Band me confiou. O fato de a base na Europa ser em Paris foi muito importante devido à forte relação de afeto e respeito entre a França e o Brasil. Não podemos nos esquecer que o cenário parisiense faz parte do destino obrigatório do brasileiro que tem a oportunidade de conhecer a Europa. E os franceses gostam muito do nosso país e do nosso povo. Um país desperta o interesse do outro e isso facilita muito as relações com as fontes.

Relembrar fatos desta missão é algo que eu gosto muito de dividir com vocês. Mas para quem pensa que neste período o glamour esteve presente... não mesmo! Tudo aconteceu de forma intensa e histórica. Chegamos em 2011, no auge de uma crise financeira em que as eleições majoritárias deram uma guinada para a esquerda. O Partido Socialista de François Hollande derrotou o conservadorismo de Nicolas Sarkozy e essa tendência se espalhou por toda Europa. Mas outras notícias fortes do continente tomaram conta dos noticiários. A Itália também rendeu vários capítulos importantes. O naufrágio do navio Costa Concordia, sob o comando irresponsável de Francesco Schettino, a fuga de Henrique Pizzolatto, com o passaporte do irmão morto, para a região de Bolonha e a renúncia de um Papa depois de 700 anos. Foram quase dois meses intensos entre a renúncia, o conclave, a intronização do argentino Jorge Bergoglio que escolheu o nome Francisco para o seu pontificado. Em 2015, Paris tornou-se um cenário de guerra. Foi no mês de janeiro, um dia depois da festa de Reis, o grupo terrorista auto-intitulado Estado Islâmico invadiu a redação do semanário Charlie Hebdo. Só que mais tragédia ainda estava por vir. Em novembro, em uma sexta-feira 13, os terroristas fazem dezenas de vítimas no atentado a casa de shows Bataclã e bares que reuniam a juventude e a alegria. Uma onda de comoção tomou as ruas da França e do resto do mundo. Em 2016, um outro golpe no coração da França. Um lobo solitário atropela e mata outras dezenas de pessoas em pleno 14 de julho na orla do romântico balneário de Nice.

Histórias não faltam. Agradecimentos muito menos. E a certeza de que nós, profissionais do sexo feminino, damos conta de qualquer desafio. Que venham muitos outros!”

Sonia Blota (TV Band)

 
 
 
Portal IMPRENSA
Notícias Revista IMPRENSA IMPRENSA Mídia

IMPRENSA na TV

Eventos Oficinas Anuncie Contato
Home Home Home Programas Home Cursos Home Editora
Opinião Assine Edição do Mês Canal no Youtube Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo Conheça + Portal IMPRENSA Redação
Especiais Edição do Mês     Prêmio SEBRAE de Jornalismo Descontos Revista IMPRENSA  
PR Newswire Acervo IMPRENSA     Troféu Mulher IMPRENSA Regulamento IMPRENSA Mídia  
        Fórum Água em Pauta Contato    
        Fórum Liberdade de Imprensa      
        Fórum AIDS e o Brasil      
        Mídia.JOR      

Imprensa Editorial Ltda.
www.portalimprensa.com.br | Tel 011 3729-6300
São Paulo/SP